Tempo de leitura: 4 minutos
Os poros dilatados são uma preocupação comum de muitas pessoas em relação à aparência da pele.
Eles são aberturas na superfície da pele que permitem a saída de sebo (óleo natural da pele) e suor.
Poros dilatados, também conhecidos como poros visíveis ou abertos, referem-se ao aumento do tamanho dos folículos pilosos na pele.
Eles são mais comuns nas áreas do rosto, especialmente na zona T (testa, nariz e queixo), e podem ser uma preocupação estética para muitas pessoas. Isso pode acontecer quando os poros ficam entupidos com sujeira, células mortas e sebo em excesso, fazendo com que fiquem mais visíveis.
Causas dos poros dilatados:
- Genética: A predisposição genética executa um papel na aparência dos furinhos e na produção de óleo.
- Tipo de Pele: Pessoas com pele oleosa tendem a ter poros mais dilatados, pois a produção excessiva de óleo pode esticar os poros.
- Idade: Com o envelhecimento, a elasticidade da pele diminui, fazendo com que os poros continuem mais evidentes.
- Exposição Solar: Danos causados pelo sol podem afetar a estrutura da pele, incluindo os poros.
- Higiene mal realizada: A limpeza da pele mal realizada pode levar ao acúmulo de sujeira e sebo nos poros, tornando-os mais visíveis.
- Maquiagem pesada: Maquiagem em excesso pode obstruir os poros e fazê-los parecer maiores.
- Produção de óleo em excesso: Pessoas com pele oleosa tendem a ter glândulas sebáceas mais ativas. O excesso de óleo produzido pode acumular-se nos poros, causando interferência e levando ao alargamento dos folículos.
Dicas para minimizar a aparência dos poros dilatados
- Limpe a pele adequadamente: Uma boa higiene facial é fundamental. Use bons produtos e que sejam específico para o seu tipo de pele para remover toda e qualquer sujidade;
- Maquiagem leve: No dia a dia evite maquiagens muito pesadas, pois isso auxilia na piora e entupimento dos orificios;
- Evite produtos comedongenicos: Um produto é considerado comedogênico quando ele pode obstruir os poros, ou seja, ele causa o entupimento dos dos mesmos facilitando o aparecimento de cravos e espinhas.
- Esfoliação: A esfoliação ajuda a remover as células mortas da pele, pode ser realizada 1x por semana;
- Evitar alimentos gordurosos: Os poros abertos podem estar relacionados com a genética e com o consumo de gordura na alimentação, que promove a formação do excesso de sebo pelas glândulas sebáceas da pele, entupindo os canais e favorecendo o aparecimento dos cravos e espinhas;
- Praticar exercícios aeróbicos: A pratica exercícios aeróbicos, por pelo menos 20 minutos, como caminhada rápida, corrida ou bicicleta promovem a sudorese, que também é benéfica para a pele, já que promove a eliminação das toxinas acumuladas, desobstruindo os poros e favorecendo o seu fechamento.
Tratamentos estéticos que ajudam no fechamento dos poros
Existem alguns tratamentos estéticos que podem ajudar a diminuir os poros do rosto:
1. Limpeza de pele profunda para tratar poros dilatados
Realizar uma limpeza de pele profunda numa clínica especializada pelo menos 1 vez por mês é essencial para manter a pele profundamente limpa, já que nesse tipo de limpeza de pele são removidas todas as impurezas que não conseguem ser removidas durante uma esfoliação caseira.
Nas primeiras vezes em que esse tratamento é realizado pode ser que a pele fique mais irritada e, aparentemente, fique pior, mas isso é natural e esperado, e conforme vão sendo realizadas mais sessões a pele vai ficando melhor e mais bonita.
2. Peeling de Diamante
O peeling de diamante é uma esfoliação mecânica, não invasiva, em que é utilizado um pequeno aparelho de sucção que retira a camada mais superficial da pele e estimula a produção de colágeno, além de renovar as células, melhorar o aspecto da pele e diminuir os poros.
3. Peeling Químico
O peeling químico é um tipo de tratamento estético que é feito com a aplicação de ácidos sobre a pele para retirar as camadas danificadas e promover o crescimento de uma camada lisa, podendo ser feito para eliminar manchas e linhas de expressão.
Esse tipo de tratamento também reduz a oleosidade da pele, aumenta a produção de colágeno, e previne o aparecimento de cravos e espinhas. Os resultados do peeling químico dependem do tipo de peeling, se superficial, médio ou profundo, e das características da pele, sendo o resultado mais satisfatório em peles mais claras.
Os cuidados para fechar esses indesejados furinhos podem ser feitos em casa ou por um profissional de estética e sua manutenção pode ser diária, desde que respeitado o tipo de pele.
Ativos como ácido salicílico e niacinamida, na concentração adequada, ajudam a amenizar a aparência dos poros dilatados.