Tempo de leitura: 2 minutos
Neste artigo falaremos sobre a Melanose Solar.
Com o envelhecimento algumas mudanças na pele começam a desenvolver-se.
O envelhecimento humano sofre influências genéticas e comportamentais, que ocorrem ao longo da vida, levando a uma diminuição das funções vitais dos órgãos humanos, sendo um deles a pele. Também sofre com fatores ambientais como exposição contínua ao sol, fatores como a poluição ambiental, álcool e tabagismo, também prejudicam a pele, a qual se manifesta através de rugas, manchas e flacidez tecidual.
O que é a Melanose/ Lentigo Solar?
A melanose ou lentigo solar (LS) é um exemplo de alteração que ocorre devido à exposição excessiva e crônica ao sol, queimaduras solares, fatores ambientais, tais como a poluição do ar ambiente e predisposição genética, causando manchas irregulares que variam do acastanhado ao preto.
Quais são suas principais características?
- Os lentigos solares são lesões hiperpigmentadas, relacionadas à produção
excessiva de melanina;
- São numerosos e variam de tamanho;
- Relacionadas ao foto envelhecimento da pele;
- Lesões planas;
- Pigmentadas, irregulares e com tom acastanhado;
- Tornam-se mais evidente ao longo do tempo devido ao aumento da transparência da pele;
- Sua quantidade e tamanho, também aumentam com o avanço da idade.
Quem pode ter Melanose/Lentigo solar?
- Homens e Mulheres;
- Após os 30, 40 ou 50 anos;
- Pessoas com pele mais clara, são mais susceptíveis, porém as de pele escura também podem apresentar estas manchas.
Em quais regiões do corpo posso ter Melanose/ Lentigo solar?
- Rosto;
- Mãos;
- Antebraço;
- Pescoço e Colo;
- Costas;
Como posso Tratar as Melanoses/ Lentigos Solares?
Dentre os principais tratamentos, temos a luz intensa pulsada (LIP), muito utilizada por ter um bom custo benefício, fácil aplicação e por executar algumas funções concomitantemente.
O uso deste aparelho faz com que a melanina se fragmente em pequenas partículas, inicia-se um processo inflamatório, as partículas de melanina e os fragmentos são eliminados em forma de crosta, que com o passar dos dias se desprende, clareando o local onde haviam as manchas.
Outra possibilidade de tratamento, são os peeling químicos, porém dependendo o local temos que ter um cuidado pós aplicação maior.
Sabemos que os lentigos/melanoses solares são uma alteração da pele, que gera impacto social e psicológico negativo, portanto não deve ser desconsiderado, pois afetam áreas altamente visíveis, gerando um abalo na qualidade de vida, mas estas manchas podem e devem ser tratadas.