Tempo de leitura: 5 minutos
A criolipólise é um procedimento estético não invasivo que utiliza o resfriamento controlado para destruir as células de gordura em áreas específicas do corpo. Durante o procedimento, uma máquina é usada para aplicar frio intenso em uma área selecionada, causando a morte das células de gordura.
Essas células mortas são então naturalmente eliminadas pelo sistema linfático do corpo ao longo do tempo. A criolipólise é frequentemente usada para tratar áreas como a barriga, flancos, coxas e braços.
É uma opção popular para aqueles que desejam reduzir a gordura corporal sem cirurgia ou tempo de recuperação.
A partir do ano de 2008 alguns estudos foram publicados possibilitando uma nova ferramenta para o uso na estética, testado nos Estados Unidos com a promessa de revolucionar os tratamentos que combatem a gordura localizada.
Os primeiros estudos que saíram, batizaram a técnica hoje chamada de Criolipólise como, Criólise Seletiva, quando utilizaram diferentes temperaturas sobre o tecido adiposo em modelos animais para obter as respostas ao frio. Logo após os estudos foram experimentais e demonstraram que além da redução da gordura localizada subcutânea, havia a preservação do contorno corporal, sem causar nenhum dano na pele.
- A criolipólise tornou-se um nome comercial muito forte relacionando a estética corporal, principalmente pelos resultados efetivos e seguros.
- O principal mecanismo de ação da criolipólise é o processo de apoptose induzido. Por esse motivo, a criolipólise possui uma atuação definida e consistente promovendo resultados visíveis e mensuráveis.
A criolipólise está fundamentada em observações clinicas e experimentais, quando a exposição ao frio sob circunstancias apropriadas, pode resultar na paniculie (inflamação) localizada e promover a redução do tecido adiposo. No ano de 1970 foram evidenciadas alterações na face de crianças que costumavam tomar picolé, gerando aí o termo conhecido como paniculie do picolé. Estas observações fundamentam que os tecidos ricos em gordura são mais suscetíveis a lesão causada pelo frio do que tecidos ricos em água.
A criolipólise é uma das formas de tratamento não invasivo e não cirúrgico que possibilita a redução do volume de tecido adiposo e que realiza a apoptose (morte celular), bem como estabelecer o tempo necessário para a remoção e eliminação dos resíduos adipocitários.
Alguns estudos tem mostrado resultados satisfatórios no tecido adiposo submetido ao processo de criolipólise, cujo a eliminação local se dá em um período de 90 dias, não havendo nesse período alterações nos novéis lipídicos sanguíneos.
É importante salientar que os efeitos na redução do volume dos adipócitos não são imediatos após procedimento e sim tardios.
Como ocorre a apoptose das células de gordura?
- A criolipólise trata-se de um sistema não invasivo que promove a morte induzida e seletiva das células de gordura, conhecida por apoptose, quando submetido a resfriamento controlado;
- É uma terapia que usa somente o frio, na maioria das vezes utiliza uma ponteira a qual realiza uma sucção e juntamente é colocado uma manta anti-congelamento para proteger a pele;
- Com esse congelamento, os lipídeos sofrem uma mudança estrutural assumindo um formato conhecido como fractal. É justamente devido a esta mudança estrutural que a gordura é eliminada;
- Os lipídeos não são mais reconhecidos pelo organismo, passando a serem encarados como corpo estranho dentro das células adiposas;
- Em decorrência disso o organismo desenvolve uma resposta inflamatória na tentativa de eliminar as células que contem gordura no estado fractal, a apoptose;
- Através dessa resposta inflamatória que ocorre de forma bastante lenta (90 dias) que a gordura é eliminada do corpo através da atuação de macrófagos realizando a fagocitose dessas células mortas.
A criolipólise trabalha com:
- Baixas temperaturas;
- Varia de -5 a -15 graus;
- Duração da sessão varia de 50 a 70 min;
- Diminui 40% de gordura no local da aplicação.
Quantas sessões são necessaríssimas?
As sessões são planejadas de acordo com o objetivo de cada paciente.
Qual o tempo de intervalo entre uma sessão e a outra da Criolipólise?
Geralmente o tempo de intervalo entre uma sessão e a outra é de 60 dias.
Indicações
Ela é indicada para pessoas que tenham gordura localizada e que sejam saudáveis.
Em quais locais pode ser aplicada a Criolipólise?
- Braços;
- Peitoral;
- Abdomen superior e inferior;
- Flancos;
- Costas;
- Interno de coxa;
- Região pubiana;
- Região abaixo dos glúteos.
Contra indicações da Criolipólise:
- Uso de anti-inflamatório e corticóide;
- Gripe;
- Resfriado;
- Febre;
- Herpes ativa;
- Flacidez;
- Doenças neuropáticas;
- Doenças hepáticas;
- Lúpus;
- Hérnia abdominal;
- Sensibilidade ao frio;
- Infecção;
- Dermatite ou alergia na área a ser tratada;
- Obesidade mórbida;
- Abdominoplastia e lipoaspiração;
- Sobre cicatrizes;
- Sobre estrias;
- Pós parto;
- Sobre preenchimento e prótese de silicone;
- Gravidez;
- Lactantes;
- Diabetes descontrolada;
- Uso de roacutan;
- Imunidade baixa.
Efeitos colaterais pós aplicação da Criolipólise.
Os efeitos colaterais também são mínimos podendo causar dor, vermelhidão, inchaço, hematomas, desconforto na região aplicada, dormência da pele e perda da sensibilidade no local, são comuns após o tratamento e são transitórios. Estudos científicos já comprovaram que todos os sintomas sentidos após o tratamento são transitórios e podem perdurar por até sete dias.
Esperamos ter esclarecido suas dúvidas e curiosidades sobre a criolipólise, caso surjam mais algumas ou queira mais informações deixe um comentário aqui abaixo, que retornaremos o mais breve possível.
Se você gostaria de fazer uma avalização para aplicação do procedimento de criolipólise em Caxias do Sul, entre em contato conosco pelo telefone (54) 99630-2385 ou enviei um WhatsApp clicando aqui!