Tempo de leitura: 8 minutos
A hidratação facial é um procedimento estético, onde são utilizados produtos específicos para cada tipo de pele.
Ela contribui para a reposição ou retenção dos nutrientes da pele, e ajuda a equilibrar a quantidade certa de água e óleo em nossa pele.
A hidratação irá promover uma melhora do aspecto da pele deixando-a macia, iluminada e viçosa, portanto, ela tem o poder de revitalizar a pele, suavizando linhas de expressão e deixando-a renovada e com um aspecto mais saudável.
Entendendo um pouco da ciência por trás da estrutura da nossa pele
A pele é formada por três camadas, a epiderme que é a camada mais superficial, a derme que é a camada intermediária e a hipoderme que é a camada mais profunda.
A nossa pele é o maior órgão de revestimento do nosso organismo, retrata de 10-15% do peso corpóreo.
É esse órgão que nos ajuda a não perder grande quantidade de água e evita que ocorra a penetração de diversos patógenos e promove a proteção contra a radiação.
Camadas da Pele
Na maioria das regiões do corpo a pele é fina e a epiderme apresenta as seguintes camadas: manto hidrolipídico, extrato córneo, camada lúcida, camada granulosa, camada espinhosa e camada basal.
- Manto Hidrolipidico: É composto de água e óleo ela envolve substancias agressivas a pele, é responsável por evitar e minimizar a desidratação e o ressecamento excessivo da epiderme, evita e dificulta a proliferação de microorganismos, mantém a flora bacteriana natural da pele e mantém a estrutura de queratina apropriada para a integridade da epiderme.É composta por minerais como cloreto de sódio e potássio, substancias orgânicas como uréia, aminoácidos, acido lático e pirúvico e o suor que é formado 99% de água que provem da respiração insensível e da secreção sudoral propriamente dita. É a camada mais externa da nossa epiderme.
- Extrato córneo: Contêm células em formato plano, achatado e largo, o que facilita o processo de descamação e com grande quantidade de queratina.A camada córnea apresenta função de proteção química e física, atua como uma barreira de proteção para os tecidos subjacentes contra lesões e infecções.A água é um componente muito importante no extrato córneo, pois sem a água a pele fica rígida e pode rachar.Responsável pela impermeabilidade da pele dificultando a evaporação de água para a superfície.
- Camada lúcida: Células que já não possuem núcleo e que já estão entrando no processo de morte celular e se transformando em queratina.Ela está presente em regiões onde a pele é mais espessa, como nas regiões palmoplantares.Fornecendo, assim, maior grau de impermeabilização.
- Camada granulosa: Células achatadas com grânulos, anucleadas e em fase de degeneração.Essas células são preenchidas basicamente de queratina e sobre a queratina possui uma camada glicolipidica que torna a membrana plasmática impermeável, vedando-a e impedindo a passagem de compostos.Esta camada é mais comum e espessa nas regiões dos pés e palmas das mãos.
- Camada espinhosa: Camada mais espessa da ediperme, formada por queratinócitos, dispostos entre 8 a 10 camadas, seus números podem variar de acordo com a localização anatômica, como fatores endógenos (hormônios, vascularização) e ainda fatores exógenos (traumas e exposição aos raios ultravioleta-UV) elas continuam se dividindo e mudando seu formato e aparência, se assemelham a espinhos e se tornam desmossomos onde as células se unem entre si e têm o poder de se unir fortemente as outras camadas.Nesta camada estão presentes as células de defesa chamadas células de Langerhans.
- Camada basal: é a camada mais profunda da epiderme, é a partir dela que as outras células são formadas e renovadas, desta forma quando as células se dividem elas migram até a superfície e se tornam fortes e promovem proteção.Elas também são responsáveis pelas atividades mitóticas e pela produção de melanina e das células de merkel (células que se encontram próximas as terminações nervosas da pele e que apresentam uma função sensorial como a sensibilidades, tato e sensações do toque nos objetos).
Derme: é vascularizada, composta de água, fibras de colágeno, elastina, proteínas, glândulas sudoríparas, folículo piloso e vasos sanguíneos.
Ela é responsável pela firmeza, flexibilidade e equilíbrio da pele.
A espessura da derme pode variar de 0,6mm (regiões mais finas) até 3mm, onde atinge sua proporção máxima.
Desta forma a derme é mais espessa nos homens e em superfícies dorsais do que nas mulheres e em superfícies ventrais.
As regiões da derme
A derme apresente três regiões distintas:
- Região superficial ou papilar que mantém contato com a epiderme, é composta por tecido conjuntivo frouxo, feixes finos de colágeno, fibroblastos, pequenos vasos sanguíneos, fibras nervosas e capilares linfáticos.
- Camada profunda ou reticular que é constituída por tecido conjuntivo denso e fibras de colágeno mais espessas, é formada pela base dos folículos pilosos, glândulas, vasos linfáticos e sanguíneos, terminações nervosas, colágeno e elastina.O colágeno possui uma função muito importante, onde ele da à resistência a tração e mantém a hidratação da pele, devido a sua capacidade de ligação com as moléculas de água.
- Região adventicial que circula os folículos polissebáceos, glândulas e vasos, é constituído por feixes finos de colágeno.
Hipoderme: é a camada mais profunda da pele. Formado por tecido conjuntivo, é vascularizado e possui adipócitos.
A sua função principal é a reserva de energia, consequentemente irá proteger e manter a temperatura térmica do corpo.
Com o passar da idade ocorre o desaparecimento desses septos conjuntivos deixando os tecidos mais delgados e causando uma perda da densidade cutânea.
Passo a Passo da Hidratação facial
- Higienização da pele – retirar as impurezas da pele decorrentes da poluição do dia a dia, oleosidade e maquiagens. Utilizando-se produtos de acordo com o tipo de pele.
- Esfoliação – aplica-se produtos de forma química, física ou mecânica que promovem a remoção de impurezas e células mortas promovendo um afinamento da pele.
- Máscara – aplica-se máscaras faciais de acordo com a pele de cada pessoa (oleosa, seca, mista e acneica) cada máscara contém a sua peculiaridade. Elas possuem ativos específicos que irão promover uma ação renovadora, firmadora, rejuvenescedora, hidratante… Combatendo os radicais livres e mantendo a nutrição da pele.
- Tonico – é aplicado para reequilibrar o PH da pele que pode ser alterado devido a poluição e para evita e controlar a oleosidade.
- Massagem – nessa fase é realizado uma massagem relaxante com produtos específicos de ação hidratante que causarão o relaxamento e promoverão uma melhora do viço e aspecto da pele.
- Fotoproteção – é a ultima etapa da hidratação facial, a aplicação do protetor solar, é de extrema importância e garante que o paciente saia com a pele protegida.
Principais indicações e objetivos
- Evita o ressecamento;
- Promove luminosidade e clareamento da pele;
- Controle da oleosidade e brilho;
- Oxigena e promove uma melhora na capacidade de absorção da pele;
- Mantém o PH equilibrado (entre 4,7 a 5,7);
- Ameniza linhas de expressão;
- Prepara a pele para outros procedimentos;
- Previne o aparecimento de manchas;
- Evita o envelhecimento precoce.
Contra indicações
- Alergia de origem desconhecida;
- Micose na área;
- Lesões de pele;
- Restrição e alergia a determinados produtos.
Qualquer pessoa pode receber a hidratação facial?
A hidratação facial é de extrema importância e necessária para todos os tipos de pele inclusive as peles oleosas.
Quando a pele da face esta hidratada ela irá apresentar um aspecto saudável, juvenil e firmeza muito maior.
Já quando a pele da face não está bem hidratada, as células responsáveis por manterem a elasticidade não produzem colágeno e elastina suficiente, favorecendo assim a formação de sulcos na pele deixando-a com um aspecto mais espesso, opaco e sem vida.
Como a hidratação pode ajudar nos diferentes tipos de pele?
Pele seca: irá reequilibrar os níveis de água e óleo da pele
Pele oleosa: controlará a oleosidade e removera o brilho
Pele mista: hidratará as áreas mais ressecadas e diminuirá a oleosidade em regiões mais oleosas.
De quanto em quanto tempo é indicada
A hidratação facial pode ser realizada em qualquer época do ano e não necessita tempo entre uma sessão e outra, ela não promove riscos se observada as suas indicações e contra indicações.
Esperamos ter esclarecido suas dúvidas, caso surjam mais algumas ou queira mais informações deixe um comentário aqui abaixo, que retornaremos o mais breve possível.